Esta pequena e delicada peça de alumínio é o seu melhor aliado em situações de emergência. Saber usá-la é fundamental se treina muito na montanha.
A manta térmica de sobrevivência é um dos materiais obrigatórios nos eventos em montanha, mas regra geral, são poucos os corredores que já tiveram que fazer uso dela. Por isso, são muitos os que não sabem usar adequadamente uma manta térmica de sobrevivência, um pequeno objeto que pode fazer uma grande diferença em caso de contratempo.

O que é uma manta térmica de sobrevivência?

As mantas térmicas de sobrevivência são peças, geralmente de formato retangular, que são feitas de materiais aluminizados logo, são capazes de isolar a temperatura de tudo o que fica por dentro, tanto no calor como no frio. São de cor metálica, geralmente prata, ouro ou ambos.

Como usar uma manta térmica de sobrevivência?

O seu uso mais comum, no caso de corredores de montanha, será para manter uma pessoa acidentada o mais aquecida possível até que possa ser socorrida por equipas médicas. Se a manta térmica tiver um lado dourado e um lado prateado, devemos colocar o lado dourado para fora e cobrir totalmente a pessoa em questão. Se quisermos proteger um corredor das altas temperaturas, devemos colocar o lado prateado voltado para o lado de fora.

Algumas dicas para o seu uso!

 

  • Sempre que vai correr para a montanha leve consigo a sua manta térmica de sobrevivência. Não ocupa muito espaço, é leve e pode salvar a sua vida ou a de outro corredor acidentado. Se correr em grupo, cada elemento deve ter a sua própria manta térmica de sobrevivência.
  • Verifique o estado da sua manta antes de ir para a montanha. Procure mantê-la seca e num local da mochila que seja fácil de agarrar, pois assim poderá alcançá-la em caso de uma queda em que se lesione e não se consiga mover facilmente.
  • Se teve necessidade de a usar, verifique muito bem a manta térmica de sobrevivência antes de a voltar a usar. As mantas são extremamente frágeis e rasgam-se com facilidade, principalmente nas montanhas, onde há pedras, galhos, árvores … Se a sua manta estiver danificada é melhor comprar outra. Se estiver em condições de a utilizar novamente, limpe e seque-a bem e dobre-a com cuidado.
  • Para conseguir um maior isolamento em condições externas, deve usar pedras ou troncos para ajudar a fixar a manta térmica, para que esta não se mova com o vento e consiga manter a temperatura do acidentado por mais tempo.