Nos últimos anos, assistimos a um aumento na participação em provas de corrida. No mesmo sentido, e pela elevada procura, assistimos a um número cada vez maior de corridas em plena natureza, o trail.

Não obstante o trail ser uma forma agradável de conhecer lugares até agora desconhecidos por muitos, é também uma forma de corrida bastante exigente do ponto de vista físico.

Por um lado, é positivo que haja uma maior consciencialização da necessidade de sermos mais ativos, independentemente do tipo de atividade escolhida para o efeito. No entanto, e devido ao entusiasmo que decorre do ambiente dessas provas, vemos que existe demasiadas vezes uma falta de capacidade física para muitas das empreitadas a que algumas (muitas) pessoas se aventuram.

Como dizia o Dr. David Costill, “Com exceção da melhoria física associado ao treino e dos limites impostos pela hereditariedade, nenhum fator tem um papel tão preponderante na performance desportiva como a nutrição”.

Apesar desse reconhecimento, o que observamos é que na maioria dos casos os atletas preocupam-se sobretudo com aspetos mais específicos da nutrição desportiva, como a alimentação no dia da prova. Não raras vezes, aspetos essenciais da nutrição desportiva ficam para segundo plano.

É importante lembrar que para sermos bons praticantes de trail, devemos primeiro ser bons atletas. E que para sermos bons atletas, devemos ser indivíduos com uma boa saúde geral, particularmente em termos de composição corporal. Por essa razão, quando pensamos em alimentação ou nutrição ajustada para o trail, a base deve ser a alimentação do dia a dia, com ajustes de acordo com o plano de treinos e apontando a estratégias que serão levadas a cabo na prova. Tudo isto de forma personalizada, para estar ajustado às necessidades, às caraterísticas e aos objetivos individuais.

Se formos pacientes, e tivermos uma estratégia que assente nestas premissas, teremos muito mais probabilidade de sucesso.

Assim, e no sentido de tentar ajudar a que essas aventuras acabem da melhor forma, iremos abordar nestes artigos temas que possam ser do interesse geral, e mais especificamente do interesse do praticante do trail.

Morada:
Travessa do Retiro, 142 4620-615 Stº Estevão Lousada - Barrosas

© KREATIVE IDEAS | Siga-nos »