+351 937 616 148 geral@kreativeideas.pt

A Kreative Ideas desafiou 10 dos melhores atletas Portugueses de Trail Running a darem a sua opinião sobre as provas de Trail Running que eles consideram como as mais fabulosas que se realizam em Portugal. Como resultado das suas escolhas, selecionamos as 5 mais votadas que descrevemos abaixo por ordem alfabética.
A Kreative Ideas agradece desde já, a todos os atletas que participaram neste artigo.
Muito obrigado Alexandra Fernandes, André Rodrigues, Bruno Coelho, Dário Moitoso, Ester Alves, Lucinda Sousa, Luís Semedo, Nádia Casteleiro, Paula Soares e Romeu Gouveia.

Azores Triangle Adventure
O Azores Triangle Adventure é organizado pela Azores Trail Run. É uma fantástica corrida em trail running que decorre em 3 dias, 3 etapas. Percorre as paisagens mais emblemáticas das três ilhas do Triângulo Açoriano: Ilha de São Jorge, Ilha do Pico e Ilha do Faial, num total de mais de 80Km.
Evento de excelência “Uma verdadeira obra de arte sobre uma viagem pela selva localizada no meio do Atlântico. Cada segmento conta uma história diferente e magnífica com vista deslumbrante no horizonte!”. O espírito de grupo, o convívio e a hospitalidade dos Açoreanos são outros dos pontos positivos a destacar.
O próximo Azores Triangle Adventure está marcado para os dias 22, 23 e 24 de outubro de 2021 na Ilha do Pico, Ilha de São Jorge e Ilha do Faial.

Grande Trail da Serra d`Arga
O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado por Carlos Sá Nature Events®. Este ano será o da celebração do 10º aniversário do Grande Trail Serra d’Arga, a grande festa do Trail Nacional.
Muito mais que um evento desportivo, o Grande Trail da Serra d’Arga é cada vez mais a grande celebração da família do trail, que ano após ano se reencontra para celebrar a grande festa de Trail Running tendo a Serra d’Arga como palco principal.
Uma prova muito rápida e exigente que se realiza numa serra agreste, ventosa e perigosa, sobe e desce constante, praticamente não existem zonas planas.
O próximo Grande Trail da Serra d`Arga está marcado para os dias 19, 24,25 e 26 de setembro de 2021.

Miut
O Miut – Madeira Island Ultra Trail é organizado pelo Clube de Montanha do Funchal. Estimulante desafio, o de atravessar a ilha de lés-a-lés, no sentido noroeste-sudeste, iniciando em Porto Moniz, ao nível do mar, com passagens pelos pontos mais altos da ilha para depois regressar novamente ao nível do mar, em Machico. Uma viagem que transporta o participante para o imaginário de outros tempos onde a alma do madeirense não se deixou vencer pelas vicissitudes da orografia da ilha.
É a prova nacional com maior visibilidade internacional, uma prova com um grau de dificuldade extremamente elevado, com ascensões de 15 a 20% de inclinações.
O próximo Miut – Madeira Island Ultra Trail está marcado para dia 20 de novembro de 2021 e será a sua 12ª edição.

Trilhos dos Abutres
O Trilhos dos Abutres é organizado pela Associação Abutrica. É uma magnífica corrida em regime de semi-auto suficiência que percorre os caminhos e trilhos da Serra da Lousã com início e fim em Miranda do Corvo.
Evento que decorre em terreno muito difícil com declives abruptos, bastante técnico, numa envolvência extraordinária, mágica, organizado de forma exemplar. Foi neste palco que em 2019 se realizou o Trail World Championships organizado pela Associação Abutrica.
O próximo Trilhos dos Abutres está marcado para 28, 29 e 30 de janeiro de 2022 e será a sua 11ª edição.

Ultra Trail Serra da Freita
O Ultra Trail Serra da Freita é organizado pela Confraria Trotamontes e pelo Município de Arouca. Os atletas aventuram-se por alguns dos mais belos trilhos nos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e S. Pedro do Sul.
Prova desenhada pelo Mestre Moutinho pensada com o objetivo do regresso às origens. A Freita é grandiosa, muito técnica, onde cada aventureiro se vai descobrindo perante todos os desafios apresentados.
O próximo Ultra Trail Serra da Freita está marcado para 26 e 27 de junho de 2021 e será a sua 15ª edição.